Redução do teor de Sulfitos

No Grupo de trabalho da DG SANTE continuam os trabalhos para definição de medidas de gestão para redução da exposição a sulfitos. A proposta em discussão envolve a retirada de autorização de uso de alguns sulfitos para os quais não foram reportados dados de utilização (E 226 sulfito de cálcio, E 227 bissulfito de cálcio e E 228 bissulfito de potássio), a redução dos teores máximos autorizados para os restantes aditivos do grupo dos sulfitos (E 220 a E 225), para alimentos/categorias de alimentos e ainda a retirada e autorização destes sulfitos para alguns alimentos/categorias de alimentos (tal como definidas na Parte D do Anexo do Reg (CE) 1333/2008).
A proposta baseia-se nos dados remetidos pela indústria europeia deste sector e na manifestação explicita sobre não serem mais usados. As categorias de alimentos em causa são muitas incluindo, Frutas e produtos hortícolas (incluindo batatas e seus produtos), doces, amido, biscoitos, açucares, canela, bebidas – sumos, refrigerantes, vinho e sidra.
É importante que as empresas nos façam chegar por email os contributos sobre a necessidade tecnológica de uso de sulfitos e os teores usados pelos operadores para obter o efeito necessário. Os comentários devem ser enviados até ao dia 8 de agosto.

Voltar