Custo dos alimentos

O custo dos alimentos é uma preocupação e barreira para os consumidores europeus no acesso a alimentos sustentáveis e saudáveis. Segundo o recente inquérito realizado em 11 países europeus, o custo dos alimentos tornou-se um fator de ansiedade para os cidadãos com 6 em cada 10 entrevistados a citar o “preço” como o principal obstáculo para consumir alimentos sustentáveis. Mais de três quartos dos entrevistados acreditam que os alimentos sustentáveis.
devem custar menos ou pelo menos não mais do que os alimentos que não são amigos do ambiente.
O sistema alimentar da UE é responsável por 31% das emissões totais de gases com efeito estufa e contribui significativamente para o aumento de doenças não transmissíveis, como cancro, doenças cardíacas, acidente vascular cerebral e diabetes. Estas representam 80% das doenças nos países da UE e são as principais causas de mortes prematuras evitáveis.
A maioria dos inquiridos (75%) acredita que os grandes fabricantes devem ser responsáveis por garantir que os alimentos que vendem são produzidos de forma sustentável.
Os consumidores europeus consideram ainda que um bom ponto de partida para tornar os alimentos sustentáveis mais acessíveis são as cantinas públicas, onde pelo menos metade dos alimentos servidos devem ser produzidos de forma sustentável. As compras públicas de alimentos, que envolvem a compra de alimentos e serviços relacionados para escolas, hospitais e universidades, raramente priorizam o consumo de alimentos sustentáveis.

Voltar