• Banner
  • Banner

Apoio à Exportação

Sabendo a importância da internacionalização para a competitividade do sector agro-alimentar, a ANCIPA encaminha as empresas no vasto leque de instrumentos e ferramentas de financiamento ao seu dispor, bem como incentivos à promoção externa dos seus produtos/serviços, reunindo informação neste domínio.

Tendo como foco a promoção dos produtos alimentares portugueses em território nacional, a Associação tem vindo a promover, ao abrigo dos Programas de Apoio Comunitário, a participação das empresas em feiras nacionais e internacionais.

Conheça em detalhe a actuação da ANCIPA na promoção de produtos alimentares no exterior, saiba mais aqui.

 

Feiras Nacionais

 

Alimentaria Lisboa -

A ANCIPA participa há seis anos consecutivos na Alimentaria Lisboa. Trata-se do mais prestigiado evento a nível nacional no Sector Alimentar e constitui um importante marco na prospecção de negócios ao nível da Península Ibérica.

Horexpo – Salão de Hotelaria, Restauração e Vending

A ANCIPA marca presença na HOREXPO desde a sua primeira edição, em 2000. O certame assume-se como uma importante plataforma de negócios com as últimas tendências do sector e um vasto programa de actividades e iniciativas.

 

ExpoAlimenta – Salão Profissional de Mobiliário e Equipamento para Hotelaria, Restauração, Vending, Alimentação e Bebidas -

A ANCIPA esteve presente no 10º Salão Profissional de Mobiliário e Equipamento para Hotelaria, Restauração, Vending, Alimentação e Bebidas. O evento distingue-se pelas diversas actividades em curso, tais como workshops, colóquios e demonstrações temáticas direccionadas para o público profissional.

 

Salão Profissional da Panificação, Doçaria, Pastelaria e Gelataria (Tecnipão)

A ANCIPA fez-se representar no 1º Salão Profissional da Panificação, Doçaria, Pastelaria e Gelataria, integrado na ExpoRegião. O certame pretende afirmar-se como um verdadeiro repositório da panificação e doçaria, atraindo empresas de todo o País.

 

Salão dos Mosqueteiros

A ANCIPA participou no primeiro Salão dos Mosqueteiros, em 2000, no CNEMA de Santarém. O evento teve como objectivo principal a promoção da relação entre produtores e distribuidores, valorizando a produção e qualidade, assim como a prestação de serviços à Loja.

 

Eventos Internacionais

Com a Candidatura a Programas de Internacionalização apoiados pelo QREN/Compete, a ANCIPA concretizou dois projectos de promoção – Portuguese Choice&Taste II e III  - que proporcionaram a exposição internacional a 41 empresas, cinco das quais integraram os dois Projectos.
 
Através de quatro Eventos específicos: duas participações em FeirasAnuga, na Alemanha, e SIAL, em França - e duas Mostras de Produtos que decorreram na Bélgica e na Polónia, as empresas participantes tiveram a oportunidade de mostrar e vender os seus produtos a um leque de agentes económicos oriundos de toda a parte do mundo.
Damos a conhecer, seguidamente, um pequeno resumo de cada evento:
 

Mostra de Produtos Alimentares em Bruxelas -

A Bélgica, sendo um dos países do Benelux, face à sua posição geográfica, corresponde a uma encruzilhada de diversas culturas, de intenso tráfego político, económico e comercial, resultante de ser o pólo político da União Europeia, indiciando um público-alvo fortemente evoluído, com elevado poder de compra, naturalmente líder de opinião nos respectivos países e, em simultâneo, muito experimentalista e aberto a novidades de valor acrescentado. Apresentando-se como um mercado de elevado interesse para as empresas alimentares portuguesas constituiu uma das apostas da ANCIPA no ano de 2009.

A Associação desenvolveu uma acção de promoção e degustação de produtos alimentares em Bruxelas, revelando-se uma mais-valia no conhecimento da realidade de algumas das cadeias de distribuição mais importantes a nível internacional.

Empresas participantes:
Frulact – Industria Agro-Alimentar, Lda./ Fritoforno, Lda. /Confeitaria Vale, Lda. / Gelpeixe – Alimentos Congelados, S.A. / Pimensor- Soc.Comer.Prod.Alimentares, Lda / Cerealis Internacional, S.A.

 

ANUGA 2009 -

A ANCIPA participou na ANUGA 2009 sob a insígnia “Portuguese Choice&Taste”, imagem arrojada e apelativa, adoptada pela Associação, aglomerando 15 empresas naquela que é a maior Feira Mundial de Alimentos, na qual são apresentadas as últimas tendências e conceitos da indústria.

Esta iniciativa, reveste-se de especial importância para o sector Alimentar Português, uma vez que coloca Portugal no centro nevrálgico dos negócios que a Feira ANUGA representa. Esta Feira diferencia-se de outros eventos similares, pelo facto de juntar 10 feiras especializadas sob o mesmo tecto.

A presença no certame, resultado da Candidatura ao QREN/Compete– Programa Nacional Factores de Competitividade, revelou-se um sucesso para as empresas participantes; permitindo o contacto com expositores e visitantes de todo o mundo. Esta presença materializou-se quer na obtenção por parte de algumas das empresas participantes de novas encomendas firmadas, como também na iniciação nos caminhos da internacionalização por parte de algumas empresas, nomeadamente as empresas Nutrigreen e Realbolo e Hiper-Dolci, com o aumento das exportações por parte de algumas empresas presentes (nomeadamente a empresa Francisco Pereira Cecilio & Filhos, Lda que viu esgotada a sua produção de pinhão, a Fabrica de Conservas “ Apoveira”, entre outras. O stand português primou uma vez mais pela qualidade e inovação, com um showcooking realizado pelo Chef Luís Marques, traduzindo-se no motivo de atracção constante, que, de forma extremamente agradável e apelativa, promoveu os produtos nacionais expostos pelos nossos empresários.

Terminando não podemos deixar de destacar a apresentação por parte da empresa Maçarico com participação da Maionese de Tremoço, produto inovador e a empresa Nutrigreen que se distinguiu-se com o “Prémio Inovação”, pela produção de fruta em barras de produtos naturais. Este é pois um feito de real importância para Portugal já que estamos a falar da Feira ANUGA, palco onde pisaram milhares de expositores, onde surgiram todas as novidades do sector alimentar e onde Portugal foi premiado e reconhecido.

Empresas participantes:
Cecilio, S.A. / Cerealis Internacional, S.A. / Coelho & Dias, S.A. / Cofaco Açores - Industria de Conservas, Lda / Diatosta Industria alimentar S.A. / Eurofrozen - Ind. E Comer.Prod. Alimentares,S.A. / Expoconcer, Lda /Fábrica de Conservas " A POVEIRA", Lda / Francisco Pereira Cecilio e Filhos, Lda / Hiper Dolci - Past. E Conf., Lda / Maçarico, S.A. / Nutrigreen, S.A. / Realbolo, Lda / Sovena Portugal, S.A. / Suigranja- Soc. Agrícola, S.A.

 

SIAL – Salon des profissionnels de l’alimentaire -

A ANCIPA participou na SIAL 2006 ao abrigo de uma candidatura ao QREN designada “Portuguese Choice&Taste” no âmbito do Sistema de Incentivos à Qualificação e Internacionalização de PME´s, modalidade “Projecto Conjunto” cujo objectivo principal residia em potenciar / dinamizar a internacionalização das empresas do Sector Alimentar.

Já em 2010, a ANCIPA repetiu com êxito a participação no SIAL, em Paris, num stand conjunto com mais de uma dezena de empresas portuguesas.

 

Mostra de Produtos Alimentares na Polónia - icon-fotos

A ANCIPA organizou uma Mostra de Produtos Alimentares na Polónia ao abrigo de uma candidatura ao QREN sob a insígnia “Portuguese Choice&Taste”, que decorreu de 26 a 28 de maio de 2010.
Tratou-se de uma acção pioneira nesta área de negócio no mercado polaco, que se revelou altamente esclarecedora quanto ao dinamismo da exportação de produtos alimentares para as empresas participantes na Mostra.

O evento culminou com um jantar de negócios com representantes de hipermercados daquele país.

Empresas participantes:
UDACA/ Mendes Gonçalves/ Probar/ Frulact/ Nunes Sequeira/ Monte Bravo/ CNC/ Nutrigreen/ Salsicharia Gardunha/ Casa do Porco Preto/ LactAçores/ CATET/ Sapropor/Lacticínios do Paiva.
 
barra logos
 

Pesquisa

 

 

Contactos

Morada:
Largo de São Sebastião da Pedreira, 31 - 4º
1050 - 205 LISBOA

T. (+351) 21 352 88 03
F. (+351) 21 315 46 65

E. geral@ancipa.pt

© 2013 Todos os direitos reservados a ANCIPA